Uxía e Luis Pastor cantam Abril | Anozero - Bienal de Coimbra 2024

Bienal de Coimbra
26/4/24

Mosteiro Santa Clara-a-Nova

Num espectáculo que tem como subtítulo “50 anos de um sonho partilhado”, Uxía e Luis Pastor trazem-nos um repertório onde canções representativas de autores e autoras que forneceram a “banda sonora” do 25 de abril e onde, naturalmente, ocupa um lugar especial o cancioneiro de José Afonso.

Se Uxía tem, ao longo dos seus mais de 35 anos de carreira, embarcado numa viagem atlântica, com a qual renovou a música tradicional, o cantautor extremeño Luis Pastor é uma figura-chave da música de intervenção em Espanha, com fortes ligações a Portugal, através de José Afonso, Fausto e José Saramago.

Em Coimbra, apresentam-se a 26 de abril, acompanhados por Lourdes Guerra (voz), Sérgio Tannus (guitarras) e Santi Cribeiro (acordeão). Assinalando as ligações musicais e afectivas à cidade, convidam também o violinista Manuel Rocha.

-

Concerto integrado na programação da Anozero - Bienal de Coimbra. Curadoria Salão Brazil.