Vértice Trio apresentam "A Longa Marcha"

18/11/23

VÉRTICE TRIO
MIGUEL CALHAZ contrabaixo, voz e composição
MAURO RIBEIRO guitarra e composição
ALEXANDRE COELHO bateria e composição

Vértice Trio lançou, no dia 12 de Dezembro de 2022, o seu primeiro disco “A Longa Marcha”, editado pela JACC Records, editora sediada em Coimbra.
O trio de guitarra, contrabaixo e bateria nasceu nos corredores do Conservatório de Música de Coimbra, onde os três músicos leccionam. Os ensaios ligaram-se para fazer música que abrisse finalmente uma janela para algo diferenciado do que
tem sido tocado ou que trouxesse reminiscências de tantas coisas boas e esquecidas. E desta forma, surgiu “A Longa Marcha”, que contém temas escritos pelos três elementos do grupo, composto por Miguel Calhaz no contrabaixo, Mauro Ribeiro na guitarra e Alexandre Coelho na bateria.

Segundo a banda: “A maior motivação do projecto é dar prazer através da viagem sonora!
Mais importante do que a perfeição é a busca. E é isso mesmo que pretendemos fazer. Improvisar uma conversa de corredor, musicar uma história do imaginário, de uma vida com bons ritmos, boas melodias, bons sons, sem fritar a música e oferecer gordurosas desmemórias. O verbo não é o inventar a nota, inventar “o novo estilo” ou um novo mundo mas o congregar três talentos e “ouver*” nasce um novo parto no jazz nacional. Dizer que já não há canções de amor ou que já não se levam melodias no ouvido depois do concerto é quase a mesma realidade. Duas improvisações livres, oito composições originais e uma tradicional recontada fazem deste disco uma longa marcha.”

*“Ouver” é o neologismo inventado pelo José Duarte, do programa 5 Minutos Jazz,
da Antena 1.