Joana Sá apresenta Corpo-escuta/ A body as listening no TAGV

Pianista, improvisadora e compositora, Joana Sá traz a palco Corpo-escuta/ A body as listening, um novo solo para piano e eletrónica, e o mais recente fragmento de um projeto muito mais amplo. A body as listening – resonant cartography of music (im)materialities é um tipo de obra com a qual não nos cruzamos com muita frequência. Este projeto desdobra-se em vários e diferentes formatos que, apesar de autónomos, se vão complementando e enriquecendo entre si. Um livro, editado pela Sistema Solar/Teatro Praga, uma instalação virtual — que pode ser visitada em www.abodyaslistening.com— um disco editado pela Clean Feed e uma conferência-performance são os outputs que compõem este projeto de Joana Sá. Cada uma destas partes é um marcador no caminho que a pianista começou a trilhar, caminho esse que parece guiá-la até a este momento, o espetáculo que prepara agora em cocriação com Daniel C Neves (concepção visual), Henrique Fernandes (dispositivo corpo-escuta) e Teresa Silva (apoio ao movimento) e que terá estreia em Janeiro de 2024.

Com um trabalho marcado pela transdisciplinaridade, pela experimentação e pela procura de diferentes (des)formatos artísticos, Joana Sá explora a relação entre o corpo e a escuta, assim como a ressonância e a vibração sob diversas perspetivas. No seu percurso a solo, encontramos a trilogia composta por through this looking glass (2010/11), Elogio da Desordem (2013) e à escuta: o aberto (2016) — que serviu também de tema para o seu doutoramento. Para além do trabalho a solo, Sá é também ativa em vários duos, trios e quintetos com artistas como Luís J. Martins, Nuno Aroso, Eduardo Raon, Savina Yannatou ou com o bailarino e coreógrafo João dos Santos Martins. Tem-se apresentado em espaços de referência nacional e internacional e gravou para a Deutschland Funk, SWR2 Südwestrundfunk 2 e Antena 2. Com Luís J Martins fundou e é diretora artística de à escuta – www.aescuta.pt — coletivo de criação artística e reflexão interdisciplinar desenvolvido em e com comunidades da Serra da Estrela, parceiros científicos, movimentos cívicos e colaboradores de diversas áreas com o qual tem desenvolvido diversos importantes projetos desde 2020.

Ficha Artística:

Música, performance (piano e outros) e direção artística - Joana Sá
Conceção visual - Daniel Costa Neves
Cocriação Performance (apoio ao movimento) - Teresa Silva
Dispositivo corpo-escuta (instalação) - Henrique Fernandes
Desenho de luz - Daniel Costa Neves, Tela Negra
Operação de luz - Tela Negra
Desenho e operação de som - suse ribeiro
Produção - Menos Muito Mais, crl
Coprodução - Culturgest, gnration, Jazz ao Centro Clube

Abertura de portas: 21h15

Bilhetes: €10: normal / €8: < 25 anos, estudante, comunidade uc, rede alumni uc, > 65 anos, grupo ≥ 10, desempregado, profissional da cultura, parceria TAGV, Sócios JACC