AUDREY CHEN / PHIL MINTON / HENRIK MUNKEBY NØRSTEBØ

9/5/24

8€ (BOL, lojas parceiras e, no próprio dia, no Salão)

Audrey Chen – voz

Phil Minton – voz

Henrik Munkeby Nørstebø - trombone & eletrónica

Na intersecção de dois duos, e tendo Audrey Chen como ponto comum, este é um trio que explora a voz e a respiração até ao limite, usando técnicas estendidas para a voz e trombone e adicionando elementos electrónicos.

Os duos Chen/Minton e BEAM SPLITTER fizeram extensas digressões por todo o mundo, cada um com uma abordagem única à criação musical. Como trio ou em projectos alargados, actuaram juntos no Reino Unido, Ucrânia, Alemanha e Brasil.

Phil Minton é natural de Torquay, no Reino Unido. Tocou trompete e cantou com a Mike Westbrook Band no início dos anos 60 - e depois em bandas de dança e rock na Europa durante a última parte da década. Regressou a Inglaterra em 1971, voltando a juntar-se a Westbrook e esteve envolvido em muitos dos seus projectos até meados da década de 1980. Durante a maior parte dos últimos quarenta anos, Phil tem trabalhado como cantor improvisador em grupos, orquestras e situações, em vários locais do mundo. Alguns compositores escreveram peças que utilizam especialmente as suas técnicas vocais alargadas e improvisações vocais alargadas. Tem um quarteto com Veryan Weston, Roger Turner e John Butcher e duos contínuos com todos eles. Phil canta também com muitos outros músicos, incluindo Audrey Chen, com quem, nos últimos quinze anos, actuou em todo o mundo. Desde os anos oitenta, o seu Feral Choir, onde dirige workshops e concertos para todos os que querem cantar. Mais recentemente, Phil tem duos em curso com Carl Ludwig Hübsch, Guylaine Cosseron, Hugh Medcalfe e Szilard Mezei.

Como taiwanesa-chinesa americana de segunda geração (nascida em 1976) a viver em Berlim, Audrey O trabalho de Audrey Chen há muito que aborda e continua a explorar a deslocação da história e da devido aos processos de migração e integração, à perda e adoção da língua, às histórias não contadas, e a forma como o passado pode ser acedido e traçado através da experiência herdada e vivida. A sua A sua prática está profundamente ligada a este ato de invocação, apelando ao corpo físico para recordar para além das limitações da sua própria memória, para além do seu tempo de vida, para as gerações passadas, ecoando simultaneamente no presente e no futuro. Através de hiperextensões extremas e não processadas hiperextensões extremas e não processadas da sua voz, ela invoca um corpo/espaço ressonante de articulações altamente amplificado transformando-se num ciclo de feedback de imaginação, toque, vibração, som e sensação auditiva. Para além dos seus concertos a solo, Chen actua atualmente, desde 2005, em duo com Phil Minton; BEAM SPLITTER com Henrik Munkeby Nørstebø; MOPCUT com Lukas Koenig e Julien Desprez; em duo com a artista de música eletrónica Kaffe Matthews; e como duo para voz/processo digital ao vivo com o artista sonoro mexicano Hugo Esquinca.

Henrik Munkeby Nørstebø é um músico e artista sonoro que vive em Berlim e Trondheim, e uma vasta gama de projectos de composição e interdisciplinares. Escolheu as trompas de bronze já aos oito anos de idade e tem feito uma extensa pesquisa e tem feito uma pesquisa exaustiva sobre o lado turbulento e atrevido do instrumento, bem como o seu contraponto em possibilidades sonoras microscópicas, utilizando a des-seleção como um processo central. Nørstebø está a fechar ano de extensas digressões internacionais e lançou uma série de discos, desde solos a grandes grupos. Para além do seu extenso trabalho a solo, que atualmente explora trombone amplificado em combinação com vários geradores de ruído, os seus projectos colaborativos incluem duos com Audrey Chen (BEAM SPLITTER), Daniel Lercher e JD Zazie, o grande grupo Skadedyr, o novo conjunto musical Aksiom e uma miríade de colaborações com improvisadores, artistas visuais, dançarinos e entidades de todo o mundo.