CAMÕES / AKNINE / DIONÍSIO

25/10/20

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Entrada gratuita
Sujeita a reserva através do endereço electrónico — reservas .jazzaocentro @gmail.com

Sendo frequentes os cruzamentos artísticos entre o CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e o JACC - Jazz ao Centro Clube, nomeadamente no contexto da bienal anozero, não é de estranhar que este concerto se revista de um carácter singular, dado que decorre no antigo refeitório do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, num momento em que o espaço acolhe a exposição Campo/Contracampo, de José Pedro Croft.

Para este concerto, além das características acústicas do antigo refeitório (de 13 metros de pé-direito), CAPC e JACC colocaram um desafio adicional ao três músicos: não se ficar por um mero uso cenográfico do conjunto escultórico, jogando a sua intervenção sonora em torno daquilo que a obra revela na sua relação com o espaço (maneirista) do refeitório: “materialidade, cor, sombra, luz, espaços de fuga e de tensão estabelecem correlações improváveis, campos de energia em trânsito que, impedindo a percepção total e imediata do espaço do refeitório, o reconfiguram, criando jogos duplos*”.

* excerto do texto de Carlos Antunes (CAPC/Anozero), para o catálogo da exposição Campo/Contracampo de José Pedro Croft.

Este concerto é uma co-produção JACC / CAPC para o Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra e exposição Campo/Contracampo da Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra.

MEMBROS
João Camões (viola d’arco)
Guillaume Aknine(guitarra)
Mariana Dionísio(voz)