Dave Douglas & Joey Baron

17/4/23

O Salão Brazil, em Coimbra, será palco de um dos encontros mais aguardados do ano. A sala irá receber o trompetista Dave Douglas e o baterista Joey Baron, metade da formação do histórico quarteto Masada, liderado pelo saxofonista e compositor John Zorn. Não sendo oriundos de Nova Iorque, foi esta cidade que os uniu e lhes permitiu, durante as últimas quatro décadas, este cruzamento com a área do jazz e com todas as outras possibilidades em seu redor. Juntaram-se ao quarteto em 1993 e gravaram inúmeros trabalhos ao longo dos restantes anos da década de 90. Antes deste atual reencontro em palco, celebraram a música de Dizzy Gillespie com um sexteto liderado por Dave Douglas. Dave Douglas (59 anos) conta com mais 60 discos de originais editados e foi por duas vezes nomeado para os Grammys. O seu encontro com Nova Iorque deu-se quando em 1985 foi estudar, tornando-se uma das figuras mais importantes e respeitadas do jazz. Recebeu um Doris Duke Award e uma bolsa pela respeitada Fundação Guggenheim. Tocou em sexteto, quinteto, quarteto, trio ou duo, elétricos ou acústicos. Joey Baron integrou a banda de Bill Frisell por uma década e foi membro de Naked City. Tocou ao lado de nomes como Dizzy Gillespie, Carmen Mcrae, Tony Bennett, Chet Baker, Laurie Anderson, Stan Getz, David Bowie, Philip Glass ou Al Jarreau.