Exposição "As Mulheres no Jazz em Portugal"

Coimbra
Festival JACC
Data & Hora
1/10/26
6:00 pm
 
Local
Salão Brazil Largo do Poço número 1
 
bilhete

Entrada Gratuita

 
Folha de Sala
 
Comprar bilhete
 
Partilhar

Inauguração dia 1 de Outubro às 18h00

Horário de funcionamento: de quarta a sábado 12h00 às 19h0

Inserida no Festival Jazz ao Centro

No dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, o nº 1 do Largo do Poço recebe a inauguração da exposição “As Mulheres no Jazz em Portugal”, de Márcia Lessa, com o apoio do Município de Idanha-a-Nova.

A exposição pretende colocar em evidência os rostos das mulheres que fazem o jazz em Portugal, desde os anos 60 até à atualidade, reunindo retratos inéditos de 13 mulheres que escolheram o jazz como forma de expressão musical: Estela Alexandre, Isabel Rato, Jéssica Pina, Juliana Mendonça, Maria Carvalho, Maria João, Maria Viana, Marta Hugon, Paula Oliveira, Paula Sousa, Rita Maria, Sara Serpa e Susana Santos Silva.

Fotografadas fora do palco, sem luz de cena e sem instrumentos, as artistas são retratadas por outra mulher que se dedica a este género musical há mais de 20 anos. Tal como no jazz, os retratos são improvisados, procurando mostrar a mulher por detrás dos discos, da música e do tempo, num diálogo que resulta do momento único e de partilha que é, em si, o ato fotográfico. Cada imagem é acompanhada por um texto da autoria do crítico de jazz Nuno Catarino, onde é descrito o trajeto e o papel de cada uma das mulheres no panorama jazzístico português.