Festival Jazz ao Centro 2023 | Lotte Anker & Gabriel Ferrandini
10,00€ | Normal
8,00€ | Descontos < 25, estudante, > 65, desempregado, profissional das artes e do espetáculo
Lotte Anker - saxofone tenor
Gabriel Ferrandini - bateria e percussão
A saxofonista dinamarquesa Lotte Anker e o baterista português Gabriel Ferrandini encontram-se, a convite do teatro do Teatro do Bairro Alto para uma residência artística que culminará num concerto, no dia que antecede este espectáculo no Festival Jazz ao Centro.
Lotte Anker conta com uma carreira sólida que se estende por quatro décadas. Manteve, ao longo de todo este período uma diversidade enorme de projetos colaborativos, desde o quarteto dividir com Mette Petersen (aumento para quinteto com a inclusão de Nils-Petter Molvær), passando pelo Copenhagen Art Ensemble (que co-liderou juntamente com o compositor e trombonista Tire Larsen), os fantásticos trios com Marilyn Crispell e a Marilyn Mazur e, já neste século, com o pianista Craig Taborn e o baterista Gerald Cleaver. Também manteve projetos colaborativos com Fred Frith, Tim Berne, Ikue Mari, Sylvie Courvoisier. Tom Rainey e Phil Minton, entre muitos outros.
Apesar de menos visível nos últimos anos (pelo menos na cena jazzística), Ferrandini tem mantido uma intensa atividade na escrita para as artes de palco, quer a convite de encenadores como Tiago Rodrigues, quer arriscando mesmo ele próprio em criações como Rosa. Espinho. Dureza (com o ator Frederico Barata). Na música, abriu novos caminhos com o disco Hair of the Dog e o espectáculo a solo Casino.
Tendo “falhado” ao encontro entre Anker e os seus parceiros do RED Trio - Rodrigo Pinheiro e Hernâni Faustino - documentado no disco Birthmark, de 2013 (Clean Feed), surge agora a ocasião perfeita para Ferrandini desenvolver trabalho com a saxofonista dinamarquesa. E nós teremos a sorte de testemunhar o encontro!