Fora dos Eixos (2023) | B Fachada: Concerto para Crianças (JI/EB1 de Trouxemil)

Fora dos Eixos
serviço educativo JACC
1/6/23

JI/EB1 de Trouxemil

acesso gratuito

B Fachada comemora o Dia da Criança com os alunos da JI/EB1 de Trouxemil. O concerto de dia 1 de Junho terá como base o disco "Fachada é pra meninos", de 2010.

Este concerto será o primeiro de uma série de actividades que irão acontecer nos próximos meses no contexto do programa da JACC Fora dos Eixos: práticas artísticas em contexto de proximidade, financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura e pelo Município de Coimbra.

Este programa foi desenhado a partir do (re)conhecimento das fortes clivagens - geracionais, territoriais e de detenção de capital cultural - que interferem no acesso às práticas culturais, no concelho de Coimbra.

As atividades decorrem em freguesias mais centrais e não urbanas do concelho, indo ao encontro de pessoas normalmente arredadas da frequência dos espaços culturais convencionais.

Como tal, no biénio 2023/2024, é intenção do JACC realizar o Fora dos Eixos em vários lugares de Coimbra (concelho), não sendo a distância em relação ao "centro" o critério fundamental, mas sim o contacto direto com as comunidades, através de parcerias com coletividades, juntas de freguesia, escolas e associações de moradores.

O programa Fora dos Eixos situa-se no cruzamento entre o simbólico e o expressivo, entre as expressões culturais tidas como eruditas e a cultura do quotidiano. Sintetizando muitas das reflexões que o JACC tem vindo a realizar, a partir de leituras, (des)encontros e do próprio "embate" com a realidade, a iniciativa Fora dos Eixos tenta abordar, de forma prática, a noção de integralidade da relação entre cultura, cidadania e o desenvolvimento sustentável, que permeia todo o programa artístico do JACC neste biénio.

Concerto exclusivo à comunidade da JI/EB1 de Trouxemil.