Fora dos Eixos (2023) | Pedro & Mel, em Vilela

Fora dos Eixos
serviço educativo JACC
8/7/23

Largo da Capela de S. Domingos (Vilela)

acesso gratuito

FORA DOS EIXOS
Práticas Artísticas de Proximidade

8 de julho, 21h30
Largo da Capela de S. Domingos (Vilela)

Pedro e Mel conheceram-se tocando e compondo pelas ruas da Baixa de Coimbra.
Em Abril de 2022 lançaram o single "Olhos de Cobra" e, desde então, saíram os 5 singles, todos prefigurando o disco de estreia, com produção de Sérgio Costa, que deverá ver a luz ainda durante 2023.

Vão até Vilela, naquele que será um dos dois concertos que farão no contexto do Fora dos Eixos 2023.

:::::

Fora dos eixos: práticas artísticas em contexto de proximidade foi a denominação encontrada pelo Jazz ao Centro Clube para um programa artístico desenhado a partir do (re)conhecimento das fortes clivagens - geracionais, territoriais e de detenção de capital cultural - que interferem no acesso às práticas culturais.

Como tal, no biénio, é intenção do JACC realizar o Fora dos Eixos em vários lugares do concelho de Coimbra, não sendo a distância em relação ao "centro" o critério fundamental, mas sim o contacto direto com as comunidades, através de parcerias com coletividades, juntas de freguesia, escolas e associações de moradores.

O programa FORA DOS EIXOS constitui:
- um esforço de garantir a amplitude da oferta e a presença de diversas formas culturais, descentralizando a oferta e legitimando a originalidade criativa das periferias, favorecendo os setores sociais vulneráveis, defendendo o direito à cultura e ao conhecimento de todos os cidadãos sem discriminações de qualquer tipo;
- um convite para criadores e artistas se comprometerem com o todo o território e comunidades do concelho de Coimbra, identificando temáticas revelantes e ampliando a capacidade criativa e crítica de todos os cidadãos.

Resumindo, o programa FORA DOS EIXOS sintetiza muitas das reflexões que o JACC tem vindo a realizar, a partir de leituras, (des)encontros e do próprio "embate" com a realidade, permitindo abordar de forma prática a noção de integralidade da relação entre cultura, cidadania e o desenvolvimento sustentável, que permeia todo o programa artístico do JACC no biénio 2023/2024 (um programa financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura e pelo Município de Coimbra).