Fora dos Eixos (2023) | Beatriz Villar (Monte Formoso)

Coimbra
Concerto
Fora dos Eixos
serviço educativo JACC
Data & Hora
18/6/23
6:30 pm
 
Local
Largo da Capela (Monte Formoso)
 
bilhete

acesso gratuito

 
Folha de Sala
 
Comprar bilhete
 
Partilhar

FORA DOS EIXOS
Práticas Artísticas de Proximidade

Domingo, 18 de junho, 18h30
Largo da Capela (Monte Formoso)

Depois da apresentação de B Fachada no JI/EB1 de Trouxemil, o Fora dos Eixos leva Beatriz Villar ao Monte Formoso.

O concerto decorre no final da "Feira do Livro Dado", uma iniciativa da Casa da Esquina.

Coorganização:
JACC - Jazz ao Centro Clube
AMMF - Associação Moradores do Monte Formoso
Casa da Esquina

Apoios:
União Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades
Agrupamento de escuteiros 163 (Monte Formoso)

:::

Beatriz Villar

Desde sempre vista como uma figura inspiradora para muitos poetas e cantores, a mulher ganhou o papel de mera ouvinte de Fado de Coimbra, fazendo surgir a tradição de que apenas homens poderiam cantar e tocar este estilo musical.

Beatriz Villar não hesitou em desafiar as convenções e oferece-nos uma nova perspectiva sobre o rico património musical do Fado e da Canção de Coimbra.

::

Fora dos eixos: práticas artísticas em contexto de proximidade foi a denominação encontrada pelo Jazz ao Centro Clube para um programa artístico desenhado a partir do (re)conhecimento das fortes clivagens - geracionais, territoriais e de detenção de capital cultural - que interferem no acesso às práticas culturais.

As atividades decorrem, primordialmente, em freguesias não urbanas do concelho de Coimbra, indo ao encontro de pessoas normalmente arredadas da frequência dos espaços culturais convencionais. Numa primeira fase, o programa Fora dos Eixos apenas previa atual nas “freguesias não urbanas”. Mas, após as primeiras visitas ao território, tornou-se claro que tudo era menos homogéneo e passível de agregar sob essa designação (sem a questionar) e que, mesmo nas freguesias mais centrais (ou urbanas), existiam obstáculos de vária ordem no acesso às participação e fruição cultural..

Como tal, no biénio, é intenção do JACC realizar o Fora dos Eixos em vários lugares do concelho de Coimbra, não sendo a distância em relação ao "centro" o critério fundamental, mas sim o contacto direto com as comunidades, através de parcerias com coletividades, juntas de freguesia, escolas e associações de moradores.

O programa FORA DOS EIXOS situa-se no cruzamento entre o simbólico e o expressivo, entre as expressões culturais tidas como eruditas e a cultura do quotidiano.
Nesta ótica, entende-se o desenvolvimento cultural como um processo para ampliar as oportunidades de expressão e de acesso ao conhecimento, estando estreitamente ligado à educação e à aprendizagem permanente.

Neste sentido, o programa constitui:
- um esforço de garantir a amplitude da oferta e a presença de diversas formas culturais, descentralizando a oferta e legitimando a originalidade criativa das periferias, favorecendo os setores sociais vulneráveis, defendendo o direito à cultura e ao conhecimento de todos os cidadãos sem discriminações de qualquer tipo;
- um convite para criadores e artistas se comprometerem com o todo o território e comunidades do concelho de Coimbra, identificando temáticas revelantes e ampliando a capacidade criativa e crítica de todos os cidadãos.

Resumindo, o programa FORA DOS EIXOS sintetiza muitas das reflexões que o JACC tem vindo a realizar, a partir de leituras, (des)encontros e do próprio "embate" com a realidade, permitindo abordar de forma prática a noção de integralidade da relação entre cultura, cidadania e o desenvolvimento sustentável, que permeia todo o programa artístico do JACC no biénio 2023/2024 (um programa financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura e pelo Município de Coimbra).