Fora dos Eixos (2023) | Susan Alcorn, José Lencastre e Hernâni Faustino (Colégio da Graça)

serviço educativo JACC
Fora dos Eixos
30/6/23

Colégio da Graça - Liga dos Combatentes / Núcleo de Coimbra

acesso gratuito

FORA DOS EIXOS
Práticas Artísticas de Proximidade

Sexta-feira, 30 junho, 21h30
Colégio da Graça - Liga dos Combatentes / Núcleo de Coimbra
Entrada livre.

Depois da actuação de Beatriz Villar no Largo da Capela de Monte Formoso, o Fora dos Eixos leva SUSAN ALCORN, JOSÉ LENCASTRE e HERNÂNI FAUSTINO ao Colégio da Graça, na Liga dos Combatentes.

Parceiros Institucionais:
- Liga dos Combatentes (Núcleo de Coimbra)

::::::::::::::::

Susan Alcorn / José Lencastre / Hernâni Faustino

Dois músicos portugueses associaram-se a uma instrumentista com um raro trajeto, que continua a expandir na sua expressão esse instrumento tão particular que é a guitarra pedal steel.
"Manifesto" é música de uma generosa interação, onde as melodias se cruzam com formas angulares e abstractas, permanecendo sempre uma narrativa sólida que une as improvisações do trio.

O saxofonista José Lencastre e o contrabaixista Hernâni Faustino partilham com frequência o palco e os estúdios com vários grupos. Cedo descobriram que tinham em comum, para além do gosto pelo jazz e música improvisada, grande admiração pelo trabalho de Susan Alcorn. Em agosto de 2022, Susan Alcorn tocou em Lisboa, e José Lencastre fez-lhe o convite para gravar em trio com saxofone e contrabaixo. A sessão aconteceu nos estúdios Namouche em Lisboa.

Ouvir "Manifesto": https://cleanfeedrecords.bandcamp.com/album/manifesto

::::::::::::::::

Fora dos eixos: práticas artísticas em contexto de proximidade foi a denominação encontrada pelo Jazz ao Centro Clube para um programa artístico desenhado a partir do (re)conhecimento das fortes clivagens - geracionais, territoriais e de detenção de capital cultural - que interferem no acesso às práticas culturais.
As atividades decorrem, primordialmente, em freguesias não urbanas do concelho de Coimbra, indo ao encontro de pessoas normalmente arredadas da frequência dos espaços culturais convencionais. Numa primeira fase, o programa Fora dos Eixos apenas previa atual nas “freguesias não urbanas”. Mas, após as primeiras visitas ao território, tornou-se claro que tudo era menos homogéneo e passível de agregar sob essa designação (sem a questionar) e que, mesmo nas freguesias mais centrais (ou urbanas), existiam obstáculos de vária ordem no acesso às participação e fruição cultural.
Como tal, no biénio, é intenção do JACC realizar o Fora dos Eixos em vários lugares do concelho de Coimbra, não sendo a distância em relação ao "centro" o critério fundamental, mas sim o contacto direto com as comunidades, através de parcerias com coletividades, juntas de freguesia, escolas e associações de moradores.
O programa FORA DOS EIXOS situa-se no cruzamento entre o simbólico e o expressivo, entre as expressões culturais tidas como eruditas e a cultura do quotidiano.
Nesta ótica, entende-se o desenvolvimento cultural como um processo para ampliar as oportunidades de expressão e de acesso ao conhecimento, estando estreitamente ligado à educação e à aprendizagem permanente.

Neste sentido, o programa constitui:
- um esforço de garantir a amplitude da oferta e a presença de diversas formas culturais, descentralizando a oferta e legitimando a originalidade criativa das periferias, favorecendo os setores sociais vulneráveis, defendendo o direito à cultura e ao conhecimento de todos os cidadãos sem discriminações de qualquer tipo;
- um convite para criadores e artistas se comprometerem com o todo o território e comunidades do concelho de Coimbra, identificando temáticas revelantes e ampliando a capacidade criativa e crítica de todos os cidadãos.
Resumindo, o programa FORA DOS EIXOS sintetiza muitas das reflexões que o JACC tem vindo a realizar, a partir de leituras, (des)encontros e do próprio "embate" com a realidade, permitindo abordar de forma prática a noção de integralidade da relação entre cultura, cidadania e o desenvolvimento sustentável, que permeia todo o programa artístico do JACC no biénio 2023/2024 (um programa financiado pela DGArtes / Ministério da Cultura e pelo Município de Coimbra).