Frankão, O Gringo Sou Eu ao vivo no Bairro do Ingote [Fora dos Eixos]

Sexta, 8 outubro, 19h00
Largo da Amizade :: Bairro do Ingote
Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade

Frankão aka O Gringo Sou Eu, apresenta-se em concerto no Bairro do Ingote, depois de lá ter dinamizado, em agosto, um ciclo de oficinas de produção musical com jovens.

Este concerto faz parte da iniciativa "Fora dos Eixos: Práticas Artísticas de Proximidade" e resulta de uma co-produção entre o Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube, o Projeto Trampolim e a Associação Juvenil CódigAtomiko.

::::

Frankão, O Gringo Sou Eu, tem como formação espontânea o convívio na periferia e favela brasileira. Observador
inquieto, em Portugal desde 2010, resolveu criar este projecto de letras inspiradas na sua visão do mundo, de beats fervorosos e linhas simples.
Vem somando novos valores ao seu estilo, sem saudosismo, mas com a mesma pureza de quando começou na
década de 90. Não obstante, em tom de combate às assimetrias e tomando, cada vez mais, uma forma global.
Com uma forte componente de crítica política, actua também na educação artística, formando colectivos musicais
com crianças e jovens, desde as comunidades do Rio de Janeiro até aos bairros sociais portugueses.
Enquanto músico, para além de O Gringo Sou EU, é pandeirista e back vocal dos Samba Sem Fronteiras e
percussionista dos HHY & The Macumbas.

O Gringo Sou Eu edita em 2015 o seu primeiro trabalho, “Música de baixa qualidade”, em cassete. Três anos depois apresenta o E. P. “Cada Vez Pior”, em que “...o embrulho musical é mais coeso, feito de uma mistura tão simples quanto eficaz de eletrónica, rap e baile funk. Para pôr as pessoas a pensar e a dançar...” (Miguel Judas, Visão, 2018)

No final de 2020 apresentou-nos o seu novo disco, “Sente o Peso”. O álbum foi lançado em dois formatos: vídeo-
concerto e lyric vídeo, e está disponível gratuitamente nas plataformas digitais.