Hugo Raro "Connecting the Dots" com João Mortágua, José Carlos Barbosa e Marcos Cavaleiro

19/2/22

7.00 EUR

Ciclo Porta-Jazz no Salão

HUGO RARO - CONNECTING THE DOTS

"Com Raro estão João Mortágua no saxofone alto, José Carlos Barbosa no contrabaixo e Marcos Cavaleiro na bateria, uma associação de nomes que de imediato nos aguça o dente – ou melhor, o ouvido. E reparem no que eles fazem em “Temporalidade”, peça que é como Bach jazzístico para o século XXI, tão reverente como humorística. Queriam swing? Também há, em “In Between”: começa por lembrar vagamente um Oscar Peterson, mas as linhas melódicas não podiam ser mais europeias, ou até portuguesas, com o agridoce típico do saxofonismo de Mortágua. E se o solo de Barbosa é feito de pinceladas de pretos e cinzentos, os pratos de Cavaleiro surgem como pequenas faíscas alaranjadas. “Catrapum” sobe e desce como uma roda de feira, em constante soma e diminuição de notas, em volta de um piano todo ele gesto e movimento. “Old House” vira o foco para dentro: a casa velha de que trata são os nossos pensamentos e emoções, deixando-se ir pelas interrogações que transportam e beneficiando dos ensinamentos que Paul Desmond deixou quando tocava baladas. Para o fim fica o começo de uma fábula, “Era Uma Vez”: imaginamos um animal saltitão e rodopiante numa paisagem distante, com João Mortágua a assinar uma das melhores improvisações cifradas da sua vida e Hugo Raro a partir a loiça. Temos aqui pepita.". Rui Eduardo Paes, na jazz.pt, sobre o disco "Connecting Dots", de Hugo Raro (Carimbo Porta-Jazz, 2020)

JOÃO MORTÁGUA – SAX ALTO
HUGO RARO – PIANO E COMPOSIÇÃO