Marcelo dos Reis "Flora" - 20.º Aniversário do Jazz ao Centro Clube

29/4/23

Luís Filipe Silva . bateria / Miguel Falcão . contrabaixo / Marcelo dos Reis . guitarra e composição

Marcelo dos Reis é um dos mais renomados músicos nacionais de jazz e música improvisada, pois para além de atuar nos mais conceituados festivais e salas de toda a Europa, todo o seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, por entre as inúmeras referências na imprensa especializada, foi considerado músico do ano pela revista jazz.pt, foi por quatro vezes foi considerado um dos 5 principais guitarristas na prestigiada publicação El Intruso, que engloba jornalistas de todo o mundo, e mais recentemente foi nomeado um dos mais influentes músicos da última década pela importantíssima publicação Free Jazz Collective.

"Flora" é o seu novo projecto, um trio assente em composições originais suas, que vivem tanto da organização de ideias, como da espontaneidade e virtuosismo da improvisação. Ao seu lado estão dois músicos de sólida criatividade e formação, Luís Filipe Silva (bateria) e Miguel Falcão (contrabaixo).

"Em linha com o típico, no jazz e no rock de garagem, enquadramento da composição aberta a elementos improvisacionais, foi à escuta e à interacção entre os músicos que resultou a impactante actuação. Tudo o que acontecia derivava dos olhares entre os três artistas, de modo a haver um rigoroso entrosamento dos riffs, e dos sorrisos trocados com que os mesmos denunciavam o prazer com que tocavam..." Rui Eduardo Paes in Rimas e Batidas