Mockūnas / Mikalkėnas / Berre

3/2/23

7,00€

O saxofonista lituano Liudas Mockūnas reuniu em 2014 um novo trio que liga a cena do jazz norueguês/dinamarquês e lituano de vanguarda. Mockūnas tem sido durante muitos anos um dos mais importantes músicos de vanguarda da região báltica, com uma vasta gama de colaborações em toda a Europa. Em piano e acordeão, Arnas Mikalkėnas é um dos mais promissores improvisadores das gerações mais jovens de músicos da Lituânia. O último membro do trio é o baterista norueguês Håkon Berre, que tem residido na Dinamarca durante os últimos 20 anos e trabalhou com Mockūnas em vários contextos, tais como o trio Angel e com o trio de jazz livre Peter Friis Nielsen Kalas.
O trio centra-se em material original escrito por Mockūnas, Mikalkėnas e Berre, e pode ser caracterizado como jazz moderno com inspiração tanto na música clássica contemporânea como no jazz livre. As composições têm uma estrutura transparente onde os modelos rítmicos e melódicos fornecem um ponto de partida para um tipo de improvisação muito amplo.
Em Outubro de 2014, o trio teve uma digressão de duas semanas com concertos na Lituânia, Estónia, Noruega e República Checa. A digressão incluiu um concerto no Vilnius Jazz Festival, que foi gravado digitalmente pela rádio estatal lituana. A gravação resultou no CD "Plunged" que foi lançado na Barefoot Records em Março de 2017. Desde então, as suas atividades expandiram-se por toda a Europa e Japão, com atuações no Festival das Nações Centenárias em Bucareste, Festival de Jazz de Copenhaga, Mama Jazz Festival em Vilnius, Montmusic Festival em Barcelona, Yokohama Nandema Intermusica Festa em Yokohama e o Festival da Primavera de Kiev, na Ucrânia.

Liudas Mockūnas - saxofones
Arnas Mikalkėnas - piano