Palestinian Sound Archive
.jpg)
Preço: 5 a 7 euros
Projeto fundado por Mo’min Swaitat em 2019. A sessão, em formato DJ Set com projecção de filme, cruza som, imagem e memória.
O Palestinian Sound Archive dedica-se a preservar a história sonora palestiniana através de múltiplos formatos: reedições de gravações em formatos físicos e digitais, club nights, sets de rádio, instalações audiovisuais, performances ao vivo e sessões de narração de histórias que situam a música nos seus contextos culturais, sociais e políticos. Ao longo dos últimos cinco anos de trabalho com o arquivo, tornou-se claro que não são apenas os sons que precisam de ser salvaguardados, mas também as histórias e experiências extraordinárias dos músicos que os criaram e que integram a história palestiniana em geral.
Esta sessão explora a prática arquivística como metodologia decolonial e acto de resistência, partilhando sons, imagens e histórias que preservam o património, a cultura, a celebração, a dança, a resiliência palestiniana. Mostra ainda como criaram e distribuíram o seu trabalho face à deslocação, à censura, ao exílio, à perseguição, às detenções, à Primeira e à Segunda Intifadas.
O arquivo protege não apenas a música, mas também as experiências vividas e os legados artísticos que fazem parte da história palestiniana mais ampla.
Fundado por Mo’min Swaitat, o Arquivo Sonoro Palestiniano é composto e apoiado por artistas visuais e sonoros freelance, músicos, DJs, curadores, organizadores e investigadores.



