Workshop "Nave System" com Japa System

Coimbra
Rádio Pessoas
Salão Brazil
Workshop
Data & Hora
18/2/22
3:00 pm
 
Local
Salão Brazil
 
bilhete

15.00 EUR

 
Folha de Sala
 
Comprar bilhete
 
Partilhar

“Workshop: Conceito híbrido de tocar percussão”, disseminará o fazer artístico da percussão através da tecnologia e adaptação, despertando o olhar aos novos meios tecnológicos. A proposta consiste em uma apresentação de 2 horas, abordando o conceito de percussão híbrida através das técnicas desenvolvidas para construção de um novo fazer artístico da percussão eletrônica, com o pesquisador e percussionista Japa System.


O objetivo do workshop é demonstrar e compartilhar o conceito da percussão híbrida (junção de percussão orgânica com equipamentos eletrônicos), levando conhecimento a músicos percussionistas, apreciadores e pesquisadores do movimento. Além de impulsionar a difusão e distribuição de conhecimento, possibilita e fomenta a criatividade e adaptação da percussão, através da inovação do fazer artístico, pensando na ideia da multiplicação. Nos últimos anos, muitos artistas estão buscando equipamentos eletrônicos no intuito de aumentar as possibilidades musicais na execução de seu trabalho percussivo. Japa System como especialista e pesquisador nessa área, têm se voltado para realização de cursos referente a inserção de equipamentos eletrônicos na percussão, e suas possibilidades da criação e inovação dos toques e sons. Dito isso, acredita-se que o projeto permitirá a músicos de diversas regiões do mundo, descobrir e aperfeiçoar o conhecimento. Ao assistir o workshop com teoria e prática, haverá possibilidades de conhecer e se aprofundar em caráter experimental, assim, expandindo essa nova linguagem musical. A música surge como escape e poder de dialética, a todo tempo. Durante o isolamento social, os profissionais de arte e música, podem se aperfeiçoar para a volta ao mercado, se adaptando a novos modelos. Assim, a tecnologia surge como aliada para o tempo de agora e a posteriori. A música aliada à tecnologia, surge como expressão de som e desenvolvimento musical. Registrando o toque como comportamento, as expressões ancestrais, e a estética percussiva, com a valorização sonora que a percussão tem recebido ao passar dos anos, até alcançar a ascensão comercial. Visto a técnica do sampler, como revolução da música eletrônica, como o poder de manipular sons para criar novas melodias e efeitos.O formato do workshop será expositivo e prático, com embasamento em técnicas e teorias com a carga horária total de 2:00 horas, haverá demonstrações com as máquinas de sampler SPDSx, e também controle de vídeo game, criando infinitas possibilidades.

Sobre o Japa System:

O percussionista Japa System, natural de São Paulo, chegou a Feira Santana, Bahia, aos 8 anos. Aos 12, encontrou - se à caminho da música. No ano seguinte, já participava de rodas musicais no seu bairro, e ainda adolescente a música tornou - se profissão. No ano de 2001, integrou o Grupo Cultural Brasileiro chamado "Bahia Brasil", com o qual participou da turnê pelo Japão, com duração de um ano, com apresentações por todo o país. Em sequência, o artista voltou ao país outras duas vezes, no intuito de entender e adquirir conhecimentos musicais e culturais. Daí surgiu o apelido que veio a ser nome artístico, Japa. Em 2008, participou do “Summer Festival” realizado em Salvador, e dividiu palco com artistas de renome, como o tecladista Mausiki Scales e a cantora britânica Julie Dexter. Além de integrar as bandas Terra Samba, Timbalada, Mc DaGAnja, Armandinho Dodô e Osmar e Arrastão da Timbalada, assim reafirmando sua contribuição, admiração e construção enquanto artista através da musicalidade e toques baianos. Em 2013, fez participação no show da Banda S.O.J.A., e a partir desse mesmo ano começou a integrar a banda BaianaSystem. No comando da percussão em Baiana, Japa circulou em diversos festivais como Lollapalooza e Rock In Rio, no Brasil, e internacionais em países como Japão, Inglaterra e Estados Unidos. Em celebração dessas passagens, a banda conquistou o 28º Prêmio da Música Brasileira e o Latin Grammy, em 2017 e 2019, respectivamente. Em projetos paralelos, começou seus experimentos para criar um sistema que lhe permitisse novas possibilidades musicais, com artifícios tecnológicos. Daí surgiu a "Nave System". O conceito Nave System é um setup musical, cuja finalidade consiste em utilizar instrumentos eletrônicos e orgânicos para criação de possibilidades de comandos percussivos, executando diversos ritmos que seriam somente possíveis através de uma ampla quantidade de instrumentos, possibilitando maior facilidade quanto às necessidades de uma produção musical.

Com as possibilidades que a Nave System oferece, em maio de 2021 Japa teve a oportunidade de lançar seu primeiro álbum solo, Sistema Percussivo Integrado, nas principais plataformas digitais.