XJazz apresenta Bill Frisell Trio

XJAZZ
17/7/21

Praia Fluvial Janeiro de Cima

"Frisell é exímio a esconder conceitos complexos num embrulho humilde. Há muito aclamado como um dos guitarristas improvisadores mais destacados e originais do nosso tempo, ele ganhou também a reputação de conseguir estabelecer diversas relações temáticas com sua música.... Há uma razão pela qual o Jazz no Lincoln Center o convidou a definir uma programação intitulada “Raízes da América.”
The New York Times

Ao longo de uma década de existência, 45 concertos, sete residências artísticas e 4 álbuns editados, o XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto, já se afirmou como um dos momentos musicais mais marcantes do ano. Ao longo destas edições foram vários os “monstros sagrados” do jazz mundial que passaram e tocaram nas Aldeias do Xisto, como Evan Parker, Hamid Drake, William Parker, Joëlle Léandre, Paolo Angeli, entre muitos outros. Este ano chega-nos o famoso guitarrista Bill Frisell, em trio, acompanhado por Thomas Morgan, no contrabaixo, e Rudy Royston, na bateria. Os músicos apresentam-se ao público no Parque Fluvial da Lavandeira, em Janeiro de Cima, no dia 17 de julho. O acesso, limitado aos lugares disponíveis de acordo com as recomendações da DGS, é exclusivo para as reservas de duas ou mais noites efetuadas em qualquer um dos alojamentos do bookinxisto.com, nas datas de 16, 17 e 18 de julho. Os bilhetes oferecidos correspondem ao número de pessoas da reserva.

A carreira de Bill Frisell como guitarrista e compositor tem uma sólida base, bem patente numa discografia que é das mais ricas do jazz contemporâneo e que se estende ao longo de quatro décadas. Agora, Frisell traz-nos o seu projeto mais recente, intitulado Valentine. Editado pela Blue Note Records, trata-se do primeiro disco gravado ao lado do contrabaixista Thomas Morgan e do baterista Rudy Royston. As canções que escutaremos na praia fluvial de Janeiro de Cima são standards do jazz, músicas do cancioneiro norte-americano e algumas versões.
Frisell resume desta forma o carácter especial deste trabalho: “tem tudo a ver com a relação musical que mantemos enquanto um trio, (…) tocávamos já há muito anos, mas nunca tínhamos tido a oportunidade de documentar e mostrar esta conexão especial”.

Créditos fotográficos: Monica Frisell