20ª Edição do Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra

Convento de São Francisco

20ª Edição do Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra

22 set a 23 out [2022]

Foi apresentado, esta semana, em conferência de imprensa realizada no Salao Brazil, o programa da vigésima edição do Festival Jazz ao Centro.

O concerto inaugural do Festival Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra teve lugar a 18 de janeiro de 2003, numa altura em que a cidade se preparava para lançar o programa que a celebrava como Capital Nacional da Cultura.
Foi o culminar dos esforços de um conjunto alargado de pessoas que não só traçaram as linhas gerais do que viria a ser o festival, como também, para lançaram as bases para a criação da Associação Cultural que o viria a organizar futuramente: o Jazz ao Centro Clube.

O Jazz ao Centro - ou os “Encontros” (como muitos lhe chamam) - conheceu vários modelos, sendo que o formato que conhecemos hoje em dia só surgiu no último terço da vida do Festival, quando em 2016 se passou a realizar em Outubro. Transformações aparte, manteve-se sempre uma coorganização da Câmara Municipal de
Coimbra e do Jazz ao Centro Clube. Independentemente dos formatos, há um conjunto de características que se mantiveram inalteradas e entre as quais convém destacar, por um lado, o lugar privilegiado da criação, tendo sido editados mais de 20 discos gravados no seu contexto (em editoras
como a Clean Feed, a Cipsela e a JACC Records) e, por outro, a visão heterodoxa que permite abrir espaço a "todos os jazzes”, dos mais devedores da tradição até aos que desafiam as fronteiras do género.

Na celebração das suas 20 edições, o Jazz ao Centro apresenta um cartaz que se estende ao longo de um mês - de 22 de setembro a 23 de outubro - e que contempla 11 concertos a decorrer em 7 espaços: Casa das Artes Bissaya Barreto, o Convento São Francisco, as antigas instalações da Coimbra Editora (hoje em dia propriedade da Critical Software), o Museu Nacional Machado de Castro, o Salão Brazil, o Seminário Maior e o Teatro Académico de Gil Vicente.

Do solo ao grande formato, da intrincada composição à improvisação livre, dos veteranos quase centenários aos jovens talentos nos seus "vinte e poucos”, a vigésima
edição do Festival Jazz ao Centro resume na perfeição o caminho até agora percorrido: oferecer um olhar (inevitavelmente incompleto) sobre a riqueza e diversidade do Jazz feito nos dias que correm, em diferentes geografias.

+ info em

[site] jazzaocentroclube.pt/festival-jacc/2022