Fora dos Eixos apresenta O Gringo Sou Eu

Fora dos Eixos
serviço educativo JACC

O Jazz Ao Centro Clube apresenta O Gringo Sou EU, inserido nos concertos promovidos pelo projeto Fora dos Eixos, uma iniciativa do Serviço Educativo JACC que conta com o apoio do Programa Garantir Cultura. Temcomo objetivo descentralizar atividades culturais, promovendo práticas artísticas de proximidade, não se cingindo a lugares privilegiados das freguesias centrais ou exclusivamente urbanas, o projeto atua num território heterogéneo partilhando a necessidade de respostas efectivas quanto a oportunidades de fruição e participação ativa na dimensão artística e performativa.

No dia 8 de Outubro, Frankão, autor do projeto O Gringo Sou EU, apresenta as suas obras no Largo da Amizade, no Bairro do Ingote em Coimbra. Local singular em que ao longo do mês de Julho e Agosto foi espaço de um ciclo de oficinas do artista,em parceria com Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube, o Codigatomiko, o Projeto Trampolim E8G e ainda a Cáritas Diocesana de Coimbra, através do Centro Comunitário de São José, desenvolveram o projeto PLANALTO. Pauta-se pela difusão de conhecimentos técnicos de produção musical a jovens entre os 12-17anos, inserindo-se maioritariamente numa dimensão digital, bastante próxima das componentes digitais das realidades musicais contemporâneas, apresenta-se como um projeto com poder transformativo na relação que os jovens estabelecem com a música e com práticas culturais e artísticas. Tendo este projeto uma direção assumidamente musical, tem como objetivo promover o desenvolvimento de aptidões técnicas propícias à criação artística dos jovens, tendo como finalidade a autonomia de criação artística por parte dos próprios jovens e o seu progressivo desenvolvimento.

Em 2015 O Gringo Sou Eu edita o seu primeiro trabalho, “Música de baixa qualidade”, em cassete. Três anos depois apresenta o E. P. “Cada Vez Pior”, em que “...o embrulho musical é mais coeso, feito de uma mistura tão simples quanto eficaz de eletrónica, rap e baile funk. Para pôr as pessoas a pensar e a dançar...”(Miguel Judas, Visão, 2018)

No final de 2020 apresentou-nos o seu novo disco, “Sente o Peso”. O álbum foi lançado em dois formatos: vídeo-concerto e lyric vídeo, e está disponível gratuitamente nas plataformas digitais. Em Setembro de 2021, Frankão apresenta o single ‘Frankão/ Chamado de Gringo’ desenvolvendo toda a sua produção, musicalmente e liricamente, antecipando a possibilidade de apresentação de novos temas num futuro breve.

A entrada para dia 8 de Outubro no Largo da Amizade é gratuita e os concertos acontecem pelo fim do dia, às 19h00, no Bairro do Ingote, em Coimbra.

10/7/2021
AUTOR