JACC, MATE e CIM-RC criam formação Economia Criativa na Região de Coimbra

Formação

O JACC - Jazz ao Centro Clube e o MATE, em parceria com a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-RC), vão percorrer os 19 municípios do distrito de Coimbra com a formação "Economia Criativa na Região de Coimbra", um programa único de sensibilização e interação dos agentes dos setores artístico, cultural e criativo da região de Coimbra, visando o fortalecimento e promoção da importância da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável da região.

A sessão inaugural da formação "Economia Criativa na Região de Coimbra" acontece no próximo dia 20 de Maio às 10h, na Casa das Artes de Miranda do Corvo e terá a duração de 02h30.
A inscrição para a formação pode ser feita através do preenchimento do formulário que está disponível no site e Facebook da JACC - Jazz ao Centro Clube, escolhendo o respectivo concelho de residência.
Em breve, serão anunciadas novas datas e localizações para a formação "Economia Criativa na Região de Coimbra".

Com o seu foco nas potencialidades da Região de Coimbra, esta sessão tem como objetivo proporcionar uma oportunidade de acesso a perspectivas, experiências e informações importantes, que apoiam o desenvolvimento da Economia Criativa a nível local, nacional e internacional.

Os destinatários deste ciclo de oficinas que agora se inicia são dirigentes associativos de colectividades ligadas às Artes e Cultura, indivíduos ou colectivos informais que promovam atividades de cariz social, cultural e económico em que a Arte, a Cultura e a Criatividade sejam elementos centrais, artistas de todas as disciplinas, técnicos ligados às mais variadas manifestações artísticas, profissionais de comunicação e marketing, rádio e audiovisual, promotores de eventos, gestores de salas de concertos e festivais, cidadãos interessados nas ligações entre as práticas artísticas e criativas e outros domínios setoriais (educação, turismo, ambiente e sustentabilidade).

Resumo da formação

:: Boas vindas e apresentação do programa
:: Economia Criativa // Indústrias Culturais e Criativas // Tridente Criativo
Café e networking
:: Indústria da música
:: Oportunidades e desenvolvimento
:: Encerramento

Inscrição na formação Economia Criativa na Região de Coimbra: bit.ly/3MwqAiB

Dinamizadores da formação:

◉ Eron Quintiliano

Empreendedor, gestor, produtor cultural e fundador do MATE - Música, Arte, Tecnologia e Educação, festival  que se realiza desde 2016 em Porto Alegre, Brasil e que, a partir de 2023, conta também com edições em Portugal, Espanha e Grécia, resultante de uma parceria com a CIM-RC, o Jazz ao Centro Clube (Coimbra, Portugal), Nordesía (Santiago de Compostela, Espanha) e Principal (Tessalónica, Grécia), um projeto co-financiado pela Uniao Europeia.

Com formação em Geografia e Administração de Empresas, dedica-se há quase 25 anos à produção cultural, trabalhou com artistas como Marcelo D2, Spok Frevo Orquestra, Vanessa da Mata, Mad Professor, Peter Hook, Batida, entre outros. Colaborou em projetos educativos e sociais como a Matilha Cultural (São Paulo) ou a Biblioteca Parque (Rio de Janeiro).
É o criador da Rádio Pessoas, dedicada à música e cultura dos países e regiões que falam a língua portuguesa.

◉ Hélder Bruno Martins

Etnomusicólogo, consultor sénior - perito em gestão e inovação nas indústrias culturais e criativas (certificado pela AConsultIIP), compositor e pianista.

Como etnomusicólogo e consultor trabalha para a Dir. Geral das Artes (DGArtes), Cherry Blossom, MATE Europa e Tom Fleming Creative Consultancy. Tem publicado livros, dos quais se destaca Jazz em Portugal, 1920-1956 (Almedina, 2006), prefácios, artigos e apresenta regularmente conferências. Enquanto compositor e pianista (na estética indieclassical/neoclassical), editou dois álbuns de originais: The Presence, serene and tender (2018) e Under a Water Sky (Lusitanian, 2022), considerado em vários órgãos de comunicação social um dos melhores álbuns de 2022. Foi nomeado em duas categorias para os International Portuguese Music Awards 2023 (Providence Performing Arts Center, Providence, Rhode Island, EUA).É doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra (2005), e licenciado em PEB variante de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Coimbra (1999).

5/16/2023
AUTOR