XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto, 2022

ALDEIAS DO XISTO
Concerto
XJAZZ

Um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares.

O XJazz – Encontros do Xazz nas Aldeias do Xisto 2022 arrancou a 10 de junho e, como é já habitual, convida artistas nacionais e estrangeiros a imergirem na realidade das aldeias, cruzando a identidade cultural, as paisagens e as artes sonoras. Depois da atuação de Salvador Sobral & André Santos, na Aldeia do Xisto de Sarzedas, a 10 de junho, segue-se o espetáculo do guitarrista Marc Ribot, marcado para 2 de julho, em Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital. Vértice Trio, Amélia Muge, Sara Serpa & André Matos, Pedro & Mel e Katerina L'Dokova são os nomes que comletam o cartaz deste ano.

"O XJazz continua, assim, a explorar a abertura deste território a contextos de criação e fruição artísticas, contribuindo para reforçar os atributos e valores das Aldeias do Xisto enquanto marca acolhedora da experimentação, da inovação e ponto de intersecção daquilo que une os homens a si mesmos, aos lugares, à arte e à natureza", refere Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Programa

Salvador Sobral & André Santos
Sarzedas, Castelo Branco
10 de junho, 21h30

Marc Ribot
Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital
2 de julho, 22h00

Vértice Trio
Janeiro de Cima, Fundão
8 de julho, 21h30

Amélia Muge
Sobral de São Miguel, Covilhã
30 de julho, 21h30

Sara Serpa & André Matos
Gondramaz, Miranda do Corvo*
27 de agosto, 21h30

Pedro & Mel
Cerdeira, Lousã
24 de setembro
Espetáculo integrado na programação do evento "De Mestres e Chefes"

Katerina L'Dokova Quarteto
Gondramaz, Miranda do Corvo*
3 de setembro, 21h30

* Concertos integrados na programação dos Serões de Verão no Gondramaz


XJazz – música imersa nas aldeias

Tal como acontece desde 2012, a edição de 2022 reafirma a intenção de apresentar um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares, beneficiando do seu contexto social e ambiental para momentos únicos de criação, fruição e partilha.

Nesta iniciativa, promovida em parceria com o JACC - Jazz ao Centro Clube, as Aldeias do Xisto já receberam 51 concertos e 7 residências artísticas, no âmbito das quais foram editados 4 discos: “Guitolão”, de Carlos Barretto e António Eustáquio, “Xisto” do quinteto com Marcelo dos Reis, Angélica Salvi, Nuno Torres, Miguel Carvalhais e João Pais Filipe (ambos gravados na Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã), o disco homónimo dos Slow is Possible (gravado em Fajão, Pampilhosa da Serra) e “Fonte Grande”, de María Villanueva, Vânia Couto, Yoshida Carvalho, Lucas de Centi e Sandra Pérez, gravado no Fundão, no contexto da residência realizada na Aldeia do Xisto da Barroca, em 2019.

8/7/2022
AUTOR
José Miguel